segunda-feira, novembro 24, 2008

Cinema mudo - Desenvolvimentos da "psicose cultural fundanense"...

eheh! Apercebi-me agora que não há nada de mal nos cartazes para lá do "20-30 de Novembro, terça a domingo", "essa equação hilariante"... Consultem o calendário...
O Raio do poster não anuncia um ciclo de cinema mudo... É publicidade enganosa! Aliás, quem é que iria imaginar que um cartaz que diz em letras garrafais "Cinema mudo", se referiria a um ciclo de cinema mudo?!?... Só um doidinho... Afinal a publicidade enganosa refere-se a mais uma "produção a Este", que mais poderia ser? Raios partam... Faz lembrar a história da "avózinha e do netinho":
Netinho: Ó avózinha, olha ali um cartaz que diz cinema mudo!
Avózinha: Cala-te... Não se fala de cultura no fundão... Não te disse já que é pecado!
Netinho: Mas ó avózinha, é um ciclo de cinema mudo...
Avózinha: Não te disse já para estares calado! Vês como és burro?!? Que raio te passou pela cabeça para pensares que um cartaz que diz, em letras garrafais, "cinema mudo", se refere a um ciclo de cinema mudo?
Netinho: Mas então, ó avózinha, refere-se a quê?
Avózinha: Já te disse para estares calado... Parece que não queres receber a mailing list...
Netinho: Mas ó avózinha, eu só quero saber o que diz o cartaz...
Avózinha: O que é que eu te disse desde pequenino? No Fundão, cartazes bons são os que se vêm antes das eleições, o resto não interessa...
Netinho: Mas ó avózinha, eu não quero ser político, só queria ver cinema mudo...
Avózinha: Então muda de terra ou de país, porque nesta terra, de cultura, só se fala "a Este", entendido?
Netinho: Está bom avózinha, mas pelo menos levas-me àquele colóquio cultural sobre sopas húngaras?
Avózinha: Vá lá que o meu menino não perdeu o rumo... Levo sim, vou só consultar a mailing list...
(Isto pode não ter muita piada, mas apeteceu-me...)
Adiante:
Houve, de facto, ciclo de cinema mudo, mas esse nem direito a posters teve... Deve ter sido uma projecção muito "intimista"..., tipo "orgia numa vivenda do estoril"... Se houve, ou não, sexo promíscuo, isso é que já não posso garantir... De qualquer forma, se foi mudo, não deve ter valido grande coisa...
De resto, a moagem já tem site actualizado outra vez... Já tinha tido há uns bons meses... Mas, enfim, deve ser como a agenda cultural... Chega o início do Verão e faz-se agenda para três meses, depois vai-se de férias (ou supõe-se que sim, porque se não foi esse o motivo não se consegue aventar mais nenhum...) e, passado o verão e quase todo o outono, aparece a agenda cultural de Novembro! Magnifique!!!
Se a aposta na qualidade está ganha, ou não, não sei...,aliás, sei mas não digo mais do que já disse... Agora, que a aposta na descontinuidade e no "gerir sem rumo" tem ido avante, isso é uma verdade inconstestável, pelo menos ao nível da cultura..., que, para o resto, estou-me bem marimbando...
Novidade de última hora: Parece que há uma newslwtter "à séria" no site da moagem... Pode ser mais um ensejo de publicidade enganosa, adverte-se, por prudência... Ainda assim, divulga-se... Eles chamam-lhe "mailing list"... Vamos ver quantos e-mails é que me chegam por mês e quantos trazem algo interessante?... Mas quase que se aposta, isto é sol de pouca dura... É como a história do Pedro e do Lobo..., ou pelo menos tem sido...

5 comentários:

jose neves disse...

Saudações,

Já sigo este blogue com prazer há tanto tempo desde Sintra, e estas dissertações parecem-me pouco cinéfilas…Sei que a cultura é uma área onde é difícil agradar a gregos e troianos, e onde é mais fácil o comentário… mas ainda está por justificar o grande interesse de uma má informação do cartaz em relação ao teu excelente gosto de cinema e aos escritos cinéfilos que seguia com interesse aqui. Mas pronto! Do fundão só conheço e o imago e os chocalhos e tenho a ideia distante de até ser uma cidade culturalmente dinâmica, pelo menos comparada com Sintra que dá vontade de atirar ao mar nessas coisas…Aqui não há nada de importante senão a paisagem… Bom, preferia continuar a ler aqui coisas sobre cinema em vez desses fait-divers com pouco interesse para quem não é do fundão… E já agora passo a publicidade de um novo blogue que pretende juntar-se à comunidade cinéfila da blogosfera: www.cinesintra.blogspot.com.

Ursdens disse...

Muito boa tarde!

Percebo o que dizes e, de certa forma, até concordo contigo... Este blog é um espaço cinéfilo e deve-se manter como tal! Aliás, tenho feito esforços vários nesse sentido.

De qualquer forma, a ideia que tens do Fundão é capaz de ser interessante, até porque apenas conheces os acontecimentos culturalmente emblemáticos que por cá se fazem...

Não conheço nada da Sintra cultural, para lá dos excelentes museus e da belíssima paisagem, que também é cultura...

Sabes, o problema é que, às vezes, é difícil manter gritos do epiranga camuflados...

Isto não é nenhum ensejo demagógico, como o apelidas, é apenas um apelo à consciência...

É que tu vives em Sintra e se te apetecer ir até à cinemateca é só ir ao site, ver o que se passa e tens cinema de qualidade...

Por cá, não há "cinemateca" e, "quando há", se fores ao site (quando há site), só ficas mais confuso e distante de acontecimentos cinéfilos...

E depois as salas estão vazias e aventam-se argumentos para que nelas não se projecte cinema... Prque ninguém o quer, já quase que se adivinha..., sem sequer tentar o caminho da formação do hábito cultural...

Voltarei a falar de "CINEMA", até porque penso já ter expurgado tudo o que havia a expurgar... Não podia era furtar-me a esse exercício catártico, porque o mesmo é, tão só, imposto pela consciência...

Vai fazendo umas visitas, és bem vindo! :)

Cumprimentos cinéfilos!

Ursdens disse...

Já agora, aproveito para dizer que visitei o teu blog e que, se me fosse possível comentá-lo (não são permitidos comentários a alguém que não tu), diria que me criticas por um "erro" que, programaticamente, te propões levar a cabo... É só ler o texto inicial do teu blog...

Que redundante ironia... Ai os faits-divers... eheh!

Reeiterados cumprimentos cinéfilos!

jose neves disse...

Não tomes isto como crítica, foi só uma observação de quem segue o teu blog com interesse exclusivamente cinéfilo. Não vejo mal nenhum (pelo contrário!) em criticar aquilo que há a criticar, eu próprio também tenciono fazê-lo (preguiçosamente) no meu blog que deu hoje os primeiros passos: discutir cinema, Sintra e cultura, conforme se entende do primeiro post (já o teu blog, como dizes, é suposto ser “um espaço cinéfilo”, como tem sido excepto ultimamente). No teu blog, estranhei só (egoisticamente se quiseres, pois gosto do que escreves sobre cinema) teres parado com a “produção” de cinema para te dedicares a um “fait divers” que ocupa tantas linhas (e que me parece, talvez pela distância, não ser relevante para os leitores que não são do fundão; é uma posição um pouco egoísta, eu sei, mas enfim!). E quando comparei Sintra ao Fundão, é precisamente no sentido em que eu consigo referir “acontecimentos emblemáticos”daí, mas tu não consegues referi-los em Sintra (senão a bela paisagem, que não exige jardineiro, e porventura o culto “vamp”).

Não concordo quando reduzes o cinema à ideia de “cinemateca”, conforme o teu exemplo. Se cultura cinéfila é cinemateca, então só há cultura em Lisboa e o resto é paisagem (o que até pode ser verdade, mas por outros motivos…). Quanto à formação de hábitos culturais é uma luta tremenda, não se pode ir buscar as pessoas à porta de casa…olha, como gostas de cinema, porque não crias tu um cine-clube no fundão?

Quanto aos comentários, foi um lapso que vou já corrigir. Pretendo apenas não aceitar anónimos por motivos óbvios.

Devolvo-te os cumprimentos cinéfilos!

Ursdens disse...

José:

Naturalmente que compreendi o que me disseste como uma crítica, embora a esse conceito não esteja necessariamente associado um efeito pejorativo.

Percebo quando me falas da "não redução do conceito de cinema ao conceito de cinemateca"... Citei a cinemateca a título meramente exemplificativo... Para te tentar, ao fim e ao cabo, explicar que tu estás bem, porque se quiseres cinema só tens que fazer uns minutos de carro... O problema é que eu, se quiser cinema de qualidade, preciso de fazer umas boas horas de carro...

Quanto ao cine-clube, eu até nem estou mal, porque tenho o sótão e o projector, esse meu pequeno e privado cine-clube... eheh!

De resto, no Fundão já existe cine-clube há muitos anos... O problema é que essa existência é meramente virtual, desde há uns tempos para cá...

Dizem que a partir de Janeiro é que é e tal, mas, ver para crer...

Enfim, por mais que Sintra seja um sítio sem cultura, estarás sempre melhor servido que eu..., circunstâncias concretas, que só podem ser apreciadas por quem as vive...

De resto, se gostas do que escrevo sobre cinema, vai visitando este blog, não tardará a regressar tudo à normalidade, embora não me demita de, pontualmente, incorrer em certos regionalismos cinéfilos quando tal se mostre necessário.

Mais uma vez, cumprimentos cinéfilos! :)