terça-feira, dezembro 26, 2006

Ordet ou o Panfleto Religioso de Carl T. Dreyer




Este é daqueles filmes sobre os quais é difícil escrever.. Basta dizer que o tema é a religião, mais precisamente a fé, e, como fazer de conta que não temos opinião formada à partida sobre o tema me parece bastante impossível, assumo-me desde já como ateu, sendo que dificilmente o facto não estará subjacente à minha opinião..


Passando então ao filme propriamente dito, dizer que é de 1955, foi realizado por Carl T. Dreyer e, do meu ponto de vista, roça o panfleto religioso.. Aos quinze minutos de filme já sentia um certo desconforto pela temática, mas como a realização me estava a agradar e a personagem de Johannes me estava a intrigar continuei esperançoso que fosse "sol de pouca dura", engano! Panfleto do início ao fim! Alguns argumentarão que é apenas uma fábula e que a mensagem é de que com fé e amor tudo é possível, mas a opção propagandística é indissociável do filme.. Aceito se me disserem que o realizador, no sentido de não se identificar com a instituição religiosa, põe o padre ao mesmo nível do médico, confronta-os mesmo e não conclui, mas no fim até o médico (ao segurar o padre dá uma hipótese a Johannes de continuar a sua ressuscitação) age como, até mesmo ele, se tivesse já convertido! Além disto não se pode ter uma personagem que, apesar de louco, encarna Cristo e ressuscita alguém, e manter uma distância em relação ao tema. Este é um filme manifestamente propagandístico e eu assumo, custou-me um pouco lidar com isso, talvez porque não estou habituado a ver um guião tão declaradamente religioso.

Do ponto de vista puramente cinematográfico é um bom filme: as personagens estão bem construídas (se bem que o desempenho dos actores por vezes seja demasiado teatral), a história acaba por nem ser muito má e os planos (quase todos de interiores) são bastante agradáveis, mas, apesar de assumir que o filme carrega em si uma mística própria e alguns momentos de tensão bastante bem construídos, está longe de ser a obra-prima por muitos considerada..



1 comentário:

Anónimo disse...

não leves o filme tão a sério e vais perceber como ele é bom.