quarta-feira, janeiro 21, 2009

Auto-estradas e intersecções

Em "Le goût des autres", Agnès Jaoui, essa brilhante argumentista, espelha a clara ideia de que a certos seres sensíveis, apenas lhes falta o acesso a certo e determinado tipo de informação, para que essa sensibilidade se "qualifique" e por essa via se torne universal.

Ao fim e ao cabo, a ideia que Jaoui tenta transmitir, não é a de que há gostos de uns superiores aos dos demais, mas apenas e tão só que "o gosto de uns é o gosto dos outros".

Interessantes as ideias que se retiram deste filme e interessantes as assumpções que do mesmo se inferem relativamente ao serviço social que incumbe aos que difundem a cultura.

Ao fim e ao cabo, não se trata nunca de ser o mais culto e daí nos podermos superiorizar aos demais na eterna luta pelo poder, mas somente de encontrarmos semelhantes em níveis de qualidade parecidos aos nossos, para daí superar a existência. É esse o objectivo da cultura, parece-me..., que o gosto de uns possa ser, em parte, o dos outros..., que existam intersecções..., que se falem linguagens semelhantes...

Ora, vejo por aí muitos Castella's que não se entendem com professoras de inglês, muito menos com actrizes dramáticas... E não me parece que, no presente estado de sítio, algum dia o possam vir a fazer... Não me parece sequer que haja intenções de isso vir a acontecer...

Citando o defunto: "Se sabeis estas coisas, bem aventurados sereis se as praticardes"

Sem comentários: