domingo, dezembro 03, 2006

A Ciência dos Sonhos

"A Ciência dos Sonhos" é o último filme de Michel Gondry, filme singular, que só agora tive oportunidade de ir ver ao cinema.

Gael Garcia Bernal é Stéphane, um Mexicano que vem viver para França com a sua mãe após a morte do seu pai.

Stéphane sonha, sonha constantemente... Tem a sua própria fábrica de sonhos, um programa de televisão onde a liberdade não tem limites... É uma daquelas personagens que vive "num mundo à parte", construído ao sabor do vento e da imaginação.

Stéphane conhece Stéphanie, interpretada por Charlotte Gainsbourg. Apaixona-se, idealiza, sonha... e continua a sonhar até que o filme acabe... Nos entretempos inventa objectos criativos e trabalha numa pequena empresa.

É um filme com um enquadramento surrealista, de início ao fim, emerso numa frescura doce e harmónica.

A final, acabei por não perceber se Stéphane era só sonhador ou também esquizofrénico, mas penso que seria um pouco dos dois...

Ora aí está o realizador de "Eternal Sunshine of de Spotless Mind", desta vez sem a colaboração de Charlie Kaufman, a impor-se como autor, nos dias em que os mesmos vão escasseando... Goste-se ou não, tem o seu valor!

Ps: Como diria o Palma, "na terra dos sonhos, não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar..." (se calhar não é bem assim...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Não achei nada de especial, apesar da crítica o ter embalado.
Temos de facto autor, não haja dúvidas, mas mesmo assim falta algo.