quarta-feira, maio 16, 2007

3º Festival de Cinema da Covilhã (ou como é dificil aceder à cultura no interior...)

Na terça feira decidi procurar no google o cartaz de cinema do multiplex do Covilhã Shopping. Insiro as palavras chave "cinema + covilhã" e aparecem-me uma série de resultados.

Eis que, para minha surpresa, num dos resultados aparecem referências a um tal "Festival de Cinema da Covilhã". De imediato, carrego nesse link e chego à conclusão que o Festival decorre de 11 a 19 de Maio. Continuando as minhas pesquisas concluo que haveria um ciclo dedicado a Fassbinder e que seriam exibidos filmes como "Body Rice", "Transe", "Dans Paris", "Last Days", "Volver", "Grbavica", entre muitos outros...

Aqui começou a minha odisseia, mas por aqui não se ficou... Tentei pesquisar a existência de um site do Festival e népias...; tentei procurar no google "Festival de cinema da Covilhã" + "programa" e népias...; tentei, tentei, tentei... e népias...

Em conversa com o meu pai durante o almoço falei-lhe da questão e ele disse-me para ir ao Serra Shopping porque tinha a impressão de ter lá visto panfletos do dito festival.

Hoje, quarta feira, lá vou eu ao multiplex aqui da zona em busca de um programa... Perto das bilheteiras vejo uns pequenos livros do Festival. Tiro um, compro um gelado, vou para a esplanada e começo a folhear o livro.

Devo dizer que o livro até estava bem feito, mencionando todos os filmes que estariam em exibição no Festival e apresentando um pequeno texto sobre cada um deles. O único problema é que não existiam referências a horários e locais de exibição dos filmes...

Escusado será dizer que fiquei fulo!..., mas, ainda assim, dirigi-me às bilheteiras do multiplex para pedir esclarecimentos: -"Boa tarde! Olhe, eu vi aqui este livrete sobre o Festival de Cinema da Covilhã e não consigo encontrar horários nem locais de exibição dos filmes... Não me sabe dizer onde posso ter acesso a essas informações?" (disse eu) Ao que, de imediato, me respondeu a senhora das bilheteiras: - "Aqui no Serra Shopping só há as sessões para as crianças, que decorrem todos os dias às dez da manhã, mas eu já telefono à gerente..."

Aguardei o telefonema, a seguir ao qual me foi dito: - "Olhe que os horários estão todos nesse livrinho!" E lá começa a senhora a procurar os ditos horários...

Resultado: não havia horários nenhuns, nem locais de exibição!

Cansado, mas sem desistir, lá peguei eu no carro e fui ao Teatro Cine da Covilhã. Entro, vejo de novo o mesmo livrinho que estava no Serra Shopping e começo a desesperar... Até reparar que, ao lado, bem escondido, estava um pequeno flyer com a capa igual à do livro, esse sim contendo os horários e os locais de exibição dos filmes.

Isto tudo para dizer o seguinte: Toda a gente se queixa que não há cultura no interior! Toda a gente se queixa que não há iniciativas e hábitos culturais! Por Lisboa, há flyers em todo o lado; não há nenhuma iniciativa que não seja divulgada na internet; há newsletters com informação diversificada. Por estes lados até se vão fazendo umas coisas "jeitosas", só que ninguém as divulga... Custaria alguma coisa aos organizadores do Festival fazer um blog com a programação? O alojamento de blogs até é gratuito...

Enfim..., continuem a brincar aos eventos culturais que pode ser que daí advenham melhorias para o nível cultural do país... (pelo menos estatisticamente...)

Concluído o desbravar deste misterioso festival, resta-me a possibilidade de amanhã ainda poder ver "A Saudade de Veronica Voss" de Fassbinder e depois de amanhã "Playtime" de Jaques Tati e "Flirt" de Hal Hartley. É melhor pouco que nada...

4 comentários:

Anónimo disse...

As suas observações são pertinentes e, assuma-se, perfeitamente justas. Acontece, porém, que as (muitas e "gritantes")insuficiências, muitas das quais "indesculpáveis"(p.e.,a inexistência de site e/ou de um blog...)se devem ao facto de a organização ter assentado num "suicidário" e "estoico" comité de pouco menos de meia dúzia de pessoas; ou para sermos mais precisos, em duas...pessoas.E, para sermos ainda muito, muitíssimo mais precisos, convém dizer que o custo global do Festival de Cinema da Covilhã está a muitos "milhões de anos de luz" dos valores razoáveis de qualquer evento do género de pequena dimensão, i.e., menos de 30.000(!!!) euros. Uma bagatela, sabemo-lo bem, quando comparado com os 600,000 do "Indie"!, Of course!
Joaquim Diabinho, programador | Festival Cinema Covilhã

Ursdens disse...

Boas tardes!

Não pense que não sei o quão difícil é orgaqnizar, no interior do país, eventos culturais...

Seja pelas reduzidas verbas, seja pelas mentalidades, seja pela diminuta vontade política que muitas vezes se manifesta no que diz respeito ao enriquecimento cultural, fazer um festival de cinema por estas bandas é, decerto, uma corajosa aventura...

No último dia fui ver três filmes ao festival, o qual até decorreu dentro da normalidade, esfriando a minha pretérita revolta...

A falta de divulgação, na internet e não só, é que não posso desculpar...

De qulquer forma, com bons ou maus resultados, os esforços "estóicos e suicidários" são sempre de louvar!

Não deixem o festival morrer e melhorem-no para o próximo ano!

Cumprimentos cinéfilos!

Anónimo disse...

Comparar este monte de filmes e dvds alugados às distribuidoras ou cedidos pelas produtoras com um festival de cinema como o indie só mesmo na cabeça dum "diabinho". Devia ter vergonha na cara e deixar de chamar festival a este tipo de eventos. Para vergonha destas, sem divulgação, sem pessoal a trabalhar, com salas de borla e filmes alugados 30 mil euros é muita nota. Cá para mim há cá 1 sapo que anda a meter algum ao bolso!

Ursdens disse...

Quanto aos factos que enuncia não posso fazer qualquer comentário, uma vez que não tenho a certeza dos mesmos.

Devo dizer-lhe, no entanto, que não me agradam comentários anónimos. Acho que quando se critica o que quer que seja se deve dar a cara.

De qualquer forma, a minha opinião quanto a este festival já está enunciada e pouco mais terei a dizer...

Cumprimentos cinéfilos!