segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Sobre o neo-realismo


"O meu hábito de filmar cenas algo longas nasceu espontaneamente no primeiro dia de filmagens de Escândalo de Amor. O facto de ter a câmara fixa no seu suporte causou-me imediatamente um verdadeiro desconforto. Parecia paralisada, como se estivesse privada de seguir de perto a única coisa no filme que me interessava: refiro-me às personagens. No dia seguinte pedi uma plataforma móvel e comecei a seguir as minhas personagens até sentir que necessitava de passar para outro exercício. Para mim, esta foi a melhor maneira de ser real, de ser verdadeiro."


Michelangelo Antonioni

2 comentários:

Hugo disse...

Também há outra tirada do Antonioni que gosto muito (cito de memória): o meu sonho é fazer um filme onde os cenários e as roupas das personagens sejam brancos, para que o espectador seja obrigado a visualizar mentalmente o cenário a partir das falas das personagens.

Ursdens disse...

Abstraccionismo no cinema... :D