terça-feira, outubro 24, 2006

O "Tuschinskitheater"

O cinema mais bonito de Amsterdão foi inaugurado em 1921. Mantem-se, desde então, em perfeito estado de conservação, evidenciando-se as características "art déco" da sua arquitectura e dos seus interiores.

O cinema tem a chancela da "Pathé", indústria fundada por Charles Pathé e que está intimamente associada à história do cinema.

Com efeito, Pathé criou a primeira grande indústria de filmes, produzindo, primeiramente, curtas metragens e passando, posteriormente, às longas metragens. Charles Pathé foi por isso um dos grandes responsáveis pela morte do "cinema-técnica", afirmando-se defensor da necessidade de história, de argumento: "E se o zé-povinho se fartar dessas coisas, de ver desfilar papalvos e bebés a papar o pequeno almoço?" (conversa de Pathé com Méliès).

Pathé era um visionário e terá inclusivamente dito, na primeira década do séc. XX, que "(...)o cinema será o teatro, o jornal e a escola de amanhã(...)". Em 1909 fundou o "Pathé Journal", publicação dedicada ao cinema.

Confesso que não fiz a visita guiada ao cinema (por ser às dez da manhã de domingo), apenas lá entrei para ver o interior do hall e, mesmo assim, fiquei deslumbrado. A sala de cinema original já não funciona como cinema, no entanto, ao lado, estão construídas novas e modernas salas de cinema. Estive quase para ir ver o "Volver", mas achei que não valia a pena ver um filme em Amsterdão que podia bem ver em Portugal e com legendas em português.
Resta aquele imaginário que nos percorre quando vemos um filme que começa com a chancela Pathé... é quase como ver o leão a rugir naqueles filmes "americanóides" da MGM...

Sem comentários: