quinta-feira, outubro 12, 2006

Imago 2006

Decorreu, na cidade do Fundão, de 30 de Setembro a 8 de Outubro, a 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão, mais conhecido por “Imago”.

O festival é um evento multidisciplinar que começa a criar raízes, sedimentando-se como um dos festivais de cinema mais importantes a nível nacional e internacional dentro do género. É também uma lufada de ar fresco na “ostracização” cultural a que o interior do país parece infelizmente estar condenado.

No festival de cinema, propriamente dito, existem vários eventos, tais como a competição internacional , a competição “under 25“, o “Docs in shorts” e um capítulo chamado “Early years”, dedicado à mostra dos primeiros trabalhos de realizadores conceituados, entre outros (este ano foi Clint Eastwood, mas já foram mostradas retrospectivas do trabalho de, designadamente, Scorsese e Terry Gilliam em anos anteriores).

O Imago 2006 teve, este ano, uma temática diferente e especial intitulada “Da nona à sétima Arte – Para Além dos Super-heróis”, focando o intercâmbio entre a banda desenhada e o cinema. Projectou-se a obra de Dave McKean e Alejandro Jodorowsky.

Aliado ao festival de cinema existe também o “Sound & Vídeo Experience”, evento audiovisual onde podemos assistir a um sem número de concertos e Dj sets. Por aqui já passaram nomes como Kid Loco, Erlend Oye, Andy Votel, David Holmes, Kid Koala, Alex (das Chicks on Speed), entre outros…

Este ano, para minha desgraça, só pude estar presente no dia 30 de Setembro. De cinema não vi nada. Assisti ao concerto de “El Perro del Mar” e aos Dj set’s que se seguiram. Gostei, gostei muito…

O festival passou a ter uma nova casa, equipada a preceito (a antiga moagem do Fundão), embora este ano ainda funcionasse a meio gás… O edifício pouco conserva do original, à excepção das fachadas e de uma chaminé, mas, ainda assim, é uma excelente obra, que dota o festival de instalações à altura, capazes de dar continuidade ao projecto.

Os vencedores deste ano foram:

Competição internacional: “Rabbit” de Run Wrake
Prémio do Júri: “The Kiss” de Toma Waszarow
Prémio de melhor realizador: “Antonio’s Breakfast” de David Mulloy
Doc’s in shorts: “Never like the first time” de Jonas Odell
Competição “under 25”: “Sports & diversions” de Bum Lee
Prémio melhor filme nacional: “Morrer” de Diogo Camões
Prémio do Público: “Medianeras” de Gustavo Taretto

Com todos estes aperitivos, existem razões de sobra para visitar o festival e a cidade do Fundão que, durante o acontecimento, se transforma numa “Meca” dos amantes do cinema, da música e da cultura urbana.


Para mais informações: http://www.imagofilmfest.com/

Sem comentários: